Uma rede de computador consiste em interligar dois ou mais computadores e/ou outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressão, CD, etc. A Internet, por exemplo, é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.
Antes da invenção das Redes de Computadores, as trocas de informações entre máquinas, computadores antigos e calculadoras, eram feitas através de pessoas, que faziam esta comunicação por meio de CDs ou disquetes.
O nascimento das redes de computadores veio apartir da corrida espacial americana, uma vez que grande parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes de dados e o correio eletrônico, estão relacionados ao desenvolvimento da Arpanet, rede que, inclusive, deu origem a internet. Criada por um programa desenvolvido pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) mais tarde conhecida como DARPA.
A agência nasceu de uma iniciativa do departamento de defesa dos estados unidos, na época preocupada em não perder terreno, para os russos, na corrida tecnológica espacial. Em 1969, Robert, um dos membros da agência, acadêmico do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e também, um dos pais da Arpanet, utilizando desta sua criação e um circuito de 50 kbits/s, conseguiu conectar quatro universidades americanas: a Universidade da Califórnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah, desde então as redes de computadores foram aprimoradas continuamente, até se tornarem o núcleo da comunicação moderna.
Uma rede pode ser definida por seu tamanho, topologia, meio físico e protocolo utilizado.
O tamanho seria como sua extensão geográfica, as mais utilizadas seriam:
• LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
• WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (Ex: A Internet, as redes dos bancos internacionais, como o CITYBANK).
As topologias mais conhecidas seriam:
Rede em anel, rede em barramento, rede em estrela.
O que mais diferencia a rede estrela das outras duas, seria o fato de nessa topologia todos os usuários se comunicarem com um nó central e este nó seria o responsável por enviar as informações para os devidos usuários, sendo assim o nó central estaria restrito às funções de gerente das comunicações e a operações de diagnósticos. O arranjo em estrela é a melhor escolha se o padrão de comunicação da rede for de um conjunto de estações secundárias (normalmente o mais usado em médias e pequenas empresas).
No caso de ocorrer um falha numa estação secundária,, ou na ligação entre ela e o nó central, apenas a estação danificada ficará fora do ar, porém se o mesmo ocorrer com o nó centrl todo o sistema será comprometido, uma solução poderia ser o que os profissionais de TI chamam de: Redundância, um exemplo de redundância é o sistema de um Banco. Quando um sistema sai do ar, automaticamente usa-se a redundância para dar continuidade no processo que teria sido paralisado, entretanto isso acarretaria um considerável aumento nos custos, por isso cabe a própria empresa decidir em optar esta ou estudar outra opção.
O desempenho obtido numa rede em estrela depende da quantidade de tempo requerido pelo nó central para processar e encaminhar mensagens, e da carga de tráfego de conexão, ou seja, é limitado pela capacidade de processamento do nó central., se a sua empresa possuir um tráfego de informações muito grande será necessário estudar outra topologia que se enquadra no perfil da sua empresa.
A configuração estrela, facilita o controle da rede e a maioria dos sistemas de computação com funções de comunicação possuem um software que implementa esta configuração facilitando ainda mais esse controle.
Meio físico seria o meio de trasmissão que pode ser conectado por Fibra óptica, um fino filamento contínuo de vidro com uma cobertura de proteção que pode ser usada para conectar longas distâncias ou as redes sem fios, que se subdividem em diversas tecnologias como: Wi-fi, bluetooth, wimax e outras.
O protocolo, hoje, mais usado é o TCP/IP. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados este é o motivo do seu uso extensivo nas redes de computadores. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, à recuperação de dados corrompidos, e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede.
Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão, como:
Hubs: Recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as demais.
Switches: O switch é um hub que, em vez de ser um repetidor é uma ponte. Com isso, em vez dele replicar os dados recebidos para todas as suas portas, ele envia os dados somente para o micro que requisitou os dados através da análise da Camada de link de dados onde possui o endereço da placa de rede do micro, dando a idéia assim de que o switch é um hub inteligente.
Roteador: O roteador é um dispositivo responsável por interligar redes diferentes, inclusive podendo interligar redes que possuam arquiteturas diferentes (por exemplo, conectar uma rede Token Ring a uma rede Ethernet, uma rede Ethernet a uma rede X.25).
Entre o Hub e o Switch, é muito mais viável utilizar o switch, pois ele é capaz de realizar tarefas que o hub não é, sendo que possui praticamente o mesmo preço.
Clique aqui para seguir no twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário