O banco de dados é nada mais nada menos que um lugar em que são armazenados os dados que posteriormente serão utilizados por outro programa, independentemente de sua utilização. Assim como no Excel, o banco de dados possui colunas e linhas estruturadas em forma de uma tabela, ele é chamado de modelo relacional. Pode-se dizer que o banco de dados muitas vezes é considerado o mais importante em um software.
Mais o banco de dados não trabalha sozinho, para um software acessar o banco de dados, ele precisa de um SGBD, Sistema Gerenciador de Banco de Dados. O SGBD é o responsável direto por todos os acessos ao BD, somente ele diz quem tem ou não a autorização de ver certas informações e/ou modificá-las.
São exemplos de SGBD, MySQL, mSQL, Oracle, Microsoft Access. Para uma grande empresa o recomendado é ter o Oracle, que por muitos é considerado de longe o melhor e que possui a maior fatia do mercado. Apesar do seu alto custo o investimento é garantido pela segurança e suporte técnico. Outro que pode ser utilizado por uma empresa de pequeno-médio porte é o MySQL, atualmente com 10 milhões de instalações, entre eles Bradesco,HP,Sony e Nokia. Já o SQL Server, é completamente diferente, muitas vezes confundido com o MySQL. O SQL Server é um SGBD da Microsoft, outro da SGBD da Microsoft é o MSAccess, que também permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a moldagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelo usuário.
Clique aqui para seguir no twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário