domingo, 6 de junho de 2010

Internet

A Internet é um conjunto de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
Idéia da criação da internet surgiu no antigo cenário da guerra fria, onde as duas potências da época, Estados Unidos e a União Soviética, tinham a consciência que qualquer inovação, qualquer desenvolvimento de uma nova ferramenta seria capaz de contribuir para essa disputa. As duas superpotências sabiam o tamanho da importância e a necessidade absoluta dos meios de comunicação naquele cenário, e diante desse pensamento os Estados Unidos começaram a temer um ataque soviético numa da suas bases militares, isso poderia trazer a toda população mundial, dados altamente sigilosos de seu poderio militar. Em virtude disso a ARPA, sigla para (Advanced Research Projects Agency - Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), mais tarde conhecida como DARPA, juntamente com o MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) iniciaram uma pesquisa de desenvolvimento de processamento de dados que mais tarde se transformaria na ARPANET.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original, a ARPANET foi os primeiros passos para chegarmos à internet que conhecemos hoje.
Em 1989 um projeto de hipertexto que permitia às pessoas trabalhar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos, ficou conhecido como World Wide Web (WWW), ou apenas Web, como nós a conhecemos, esse trabalho foi desenvolvido dentro do CERN – (Organização Européia para a Investigação Nuclear) e somente em 1991 foi disponibilizada mundialmente.
Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos.
Na camada mais baixa está o Protocolo de Internet (Internet Protocol): define datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro.
Na camada média está o TCP, UDP e ICMP. Esses são protocolos no qual os dados são transmitidos. O TCP é capaz de realizar uma conexão virtual, fornecendo certo grau de garantia na comunicação de dados.
Na camada mais alta estão os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações. Alguns dos protocolos de aplicação mais usados incluem DNS (informações sobre domínio), POP3 (recebimento de e-mail), IMAP (acesso de e-mail), SMTP (envio de e-mail), HTTP (dados da WWW) e FTP (transferência de dados). Todos os serviços da Internet fazem uso dos protocolos de aplicação, sendo o correio eletrônico e a World Wide Web os mais conhecidos. A partir desses protocolos é possível criar aplicações como listas de discussão ou blogs.
A WWW, ao contrário de grandes enciclopédias e bibliotecas comuns, trouxe uma grande descentralização da informação e dos dados. Essa na verdade é uma das suas grandes vantagens, desta forma é capaz de conseguir alguns dados relevantes do cenário no mercado seja ele mundial, nacional, etc. Dessa forma sua empresa é capaz de se preparar melhor para atender seus clientes.
Outra vantagem no quis respeito ao atendimento aos clientes, inclui uma nova forma de fazer a propagando do seu produto em um local de grande acesso, já que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam a internet, e claro uma nova forma de venda do seu produto também, afinal de contas é muito mais cômodo contratar ou obter qualquer produto ou serviço sentado em sua sala de frente um computador que ter de se indispor a sair de sua residência nesse trânsito caótico, que não para de piorar, por exemplo. Sem dúvida que a internet foi capaz de intensificar de uma forma absurda essa disputa de mercado entre empresas do mundo inteiro.
A internet surgiu para revolucionar o mundo e realmente conseguiu, não somente para fins profissionais, mas também para fins acadêmicos, pessoais etc. Evidente que toda essa evolução e descentralização de informações trás consigo lados negativos, porém acredito que tudo é um questão de como utilizar os recursos necessários para se obter o que de melhor ela pode oferecer.




Clique aqui para seguir no twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário